Conheça o Mix de Marketing! Crie estratégias para alavancar seu empreendimento.

Vamos agora dar início a uma importante ferramenta de marketing, negligenciada por muitas empresas, que pode fazer (e muita) diferença, se for aplicada com dedicação e sabedoria,para o posicionamento de sua empresa nesse mercado altamente competitivo.

 


O conceito, inicialmente chamado de 4P’s ou mix de marketing, foi desenvolvido na década de 60 pelo acadêmico, que chegou a trabalhar na Universidade de Harvard, Neil Borden. Com todo desenvolvimento que tivemos de lá para cá, tanto social, como econômico e tecnológico, se teve a necessidade de transformar essa ferramenta e deixá-la um pouco mais complexa. Foi a partir dessa necessidade que tivemos um desenvolvimento dos 4P’s para 7P’s (em alguns casos é  usado 8P’s e até 9P’s).

 

 

Toda empresa precisa de estratégias para manter seu diferencial em relação a um mercado altamente competitivo. Antigamente, essas estratégias de marketing eram traçadas principalmente em cima de produtos, preços e nos locais onde eram oferecidos os produtos. Porém, com uma grande quantidade de produtos diferentes uns dos outros, a facilidade que se tem para entrada de novos concorrentes no mercado e a dificuldade crescente em atingir a satisfação do público, essas estratégias deixaram de ser tão eficazes, abrindo espaço para outras.

 

 

O mix de marketing ou 7P’s é uma mistura de estratégias, que vão potencializar o diferencial de uma empresa, em relação a um mercado, que vão estar apoiadas em cima de sete pilares (podemos, inclusive, fazer esta analogia). E aqui vamos explicar de forma simples cada um deles:

 

 


Produto

 

 

O produto é um bem disponibilizado no mercado, que pode ser tanto tangível, quanto intangível (é importante que se tenha essa ideia solidificada, pois serviços também são produtos).  É importante entender o nicho em que seu empreendimento está inserido para que seu produto atenda seu público-alvo. Inovar no produto é um grande diferencial para se manter no mercado.

 

 

 

Preço

 

 

É o que traz um diferencial enorme para o produto. As empresas dependem muito desse P.  Importante lembrar, o público vai estar em busca do menor preço (na maioria das vezes) e as empresas vão estar na busca de maiores preços (na maioria das vezes também). Coloquei “na maioria das vezes” porque existem marcas que acabam se tornando valiosas por causa de seus preços, como é o exemplo de roupas de grife. E é por isso que deve se ter um conhecimento grande do produto que irá ofertar e principalmente do público-alvo, das necessidades desse público-alvo e dos concorrentes.

 

 

 

Praça

 

 

 

Aqui cuidamos da parte de como seus clientes vão chegar até você. Para facilitar seu entendimento, podemos pegar uma marca qualquer de roupa. Essas marcas costumam distribuir seus produtos em lojas físicas e até mesmo em sites próprios. Esses canais de distribuição são chamados de praça. Montar estratégias para diferenciar seus canais de distribuição é de suma  importância, mas saber onde esses canais irão operar é tão importante quanto. Não adianta ter  uma linda de loja se não há pessoas para comprar nela!

 

 

 

Promoção

 

 

 

Sabe aqueles comerciais que ficam na cabeça, com aquelas músicas bem chamativas e grudentas, ou aqueles sites bonitos que te chamam atenção? Essas são apenas umas das inúmeras estratégias de promoção que podemos encontrar para atrair nossos clientes. É importante lembrar que esse pilar não tem nada a ver com questão de promoções referentes a  preços e sim à forma como você vai fazer a divulgação dos seus produtos.

 

 

 

Pessoas

 

 

 

Entender o hábito e o que as pessoas querem é o que as empresas podem ter de mais valioso na hora de traçar estratégias para seus produtos. Tão importante quanto é você saber  que em algum momento os clientes vão entrar em contato com as pessoas que estarão trabalhando na sua empresa e por isso se deve ter funcionários bem preparados e treinados para saber lidar com diversas situações. Para facilitar, faça essa pergunta a si mesmo: “Como posso estimular meus funcionários para que eles trabalhem da melhor forma, atingindo assim,  melhores resultados?”. Lembre-se que as empresas hoje em dia deixaram de ser apenas
estimular meus funcionários para que eles trabalhem da melhor forma, atingindo assim,melhores resultados?”. Lembre-se que as empresas hoje em dia deixaram de ser apenas organizações que visam o lucro e passaram a ter uma responsabilidade social muito grande.

 

 

Processos

 

 

 

Essa parte é de extrema importância e se feita da forma certa, vai trazer grandes chances na fidelização de clientes. Eles devem se sentir próximos à empresa. É nessa parte também onde as empresas tem uma grande chance de se destacar de outras, implementando estratégias novas   para diferenciar seus processos, que podem ser entendidos como os mecanismos e ações na execução de serviços. Para simplificar o entendimento, podemos dizer que é conjunto de ações que serão tomadas para satisfazer os clientes do início até o pós-venda. Instalação de painéis de satisfação dentro das lojas são um bom exemplo de estratégias para processos.

 

 

 

Percepção

 

 

 

Você precisa agradar seu cliente durante a fase de negociação. Percepção acaba se tornando um pouco mais complexo porque as vezes é confundindo com praça, mas está muito mais relacionado com aspectos tangíveis do ambiente, como por exemplo, iluminação, cores e design.Um bom exemplo disso é o Starbucks, com seus ambientes bem decorados, confortáveis, com uma boa conexão de internet. Todos esses itens somados acabam aproximando o cliente da empresa e fazendo com que eles remetam automaticamente a imagem da empresa a características como um lugar aconchegante, bom para lazer, etc.

 

 

Por que seu empreendimento precisa de um  mix de marketing?

 

 

Já se foi a época onde as pessoas exigiam apenas produtos com qualidade. Novas necessidades estão sendo criadas. Empresas que não acompanham esse ritmo, acabam por ficar fora do mercado.  É preciso inovar, buscar novas alternativas de chegar ao público e manter sua atenção, mantê-lo próximo a você. O mix de marketing é bastante negligenciado por se tratar de uma ferramenta bem simples, assim como muitas outras. Além disso, ele não vai apenas ajudar  as empresas a venderem mais, mas também a fidelizar seus clientes. Empresas criam seus diferenciais, tanto no preço, como na forma de atendimento, e isso faz com que muitas se  destaquem por isso, pela criação de novas ideias. Devido sua importância, um dos nossos principais serviços que está sendo oferecido é o  mix de marketing.
Se você se interessou por essa ferramenta, entre em contato com nossa  equipe, podemos te ajudar a traçar ótimas estratégias para diferenciar o seu empreendimento em relação aos outros! 

 

 

 

Logo, quando  você trabalha suas estratégias alinhadas com a realidade do mercado suas chances de sucesso aumentam exponencialmente, por isso o Mix de Marketing  é uma peça chave em seu Plano de Marketing e em seu Planejamento Estratégico, pois como comentamos em um artigo anterior, a falta deste alinhamento como  ambiente mercadológico é um dos principais fatores responsáveis pela falência das empresas. Por isso, fique atento aos seus concorrentes, tenha sempre um diferencial competitivo e tome sempre decisões com o maior embasamento possível.

 

Saulo Nacimento

Consultor Comercial

 

 

 

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