Análise de Mercado.Sabe a sua importância?

 

 

O processo de abertura de uma empresa é encoberto por incerteza, não é um processo que deve ser feito às pressas ou com impulsividade. O início de uma gestão é um processo cheio de desafios, por isso é necessário muito planejamento e organização das ideias e conhecimento do mercado.

A Análise de Mercado é uma parte do plano de negócios que fornece informações sobre o seu possível empreendimento, ou se ele já existir mostrar como esta dinâmica do mercado. É necessário lembrar que o mercado muda constantemente, o comportamento das pessoas, ou seja, a análise de mercado mostra a viabilidade do seu empreendimento.

 

 

 

Análise de Mercado

 

 

Análise de Mercado ou Análise Mercadológica é um processo de avaliação que permite determinar a atratividade do mercado específico de sua empresa é também pela análise de mercado que são detectados os riscos de expansão de sua empresa.

 

 

A análise permite identificar se existe um público alvo necessário para consumir seu produto, se os concorrentes possuem um alto poder de barganha e se está ou não uma saturação do mercado de atuação. A análise de mercado mostra se é viável ou não a abertura do empreendimento. A análise ajuda a traçar o plano de marketing, pois ela reúne informações fundamentais sobre seus potenciais consumidores, o cenário da economia, os concorrentes no segmento e os fornecedores. Desta forma torna-se possível definir estratégias adequadas a cada segmento de mercado, agregando valor para o cliente e otimizando resultados para a empresa.

 

 

Quando fazer análise de Mercado?

 

 

 

A Análise de Mercado não é processo pontual, ou seja, ser realizado no processo de idealização do empreendimento ou ser feita sempre que for ocorrer o lançamento de um novo produto ou serviço, a análise pode e deve ser feita de modo contínuo, estar atualizado sobre cada movimento do seu setor, de forma a identificar novas oportunidades e novos concorrentes.

 

 

Quantidade não é Qualidade

 

 

Um ponto importante na análise não é quantidade de informação e sim a qualidade dessas informações. Informações são indispensáveis para o bom funcionamento das atividades da empresa, a qualidade é importantes para os inúmeros cenários e pode determinar o sucesso do seu negócio.

 

 

Fontes de dados:

 

 

 

  • Dados Primários: Os dados primários são coletados de forma específica para seu negócio, eles podem fornecer ideias sobre as necessidades e as percepções dos clientes. Uma das fontes de informações primárias é a pesquisa de mercado.

 

  • Dados Secundários: São dados disponíveis e que de alguma forma já foram coletados, são fontes de Institutos, Governo, Universidades, Associações e até mesmo reportagens.

 

 

Benefícios da Análise de Mercado

 

 

O Mercado tem se mostrado cada vez mais competitivo e dinâmico, ficar estagnado em seu campo de atuação não é uma opção viável. Cada tomada de decisão tem se tornado mais complexas, devido as inúmeras variáveis envolvidas.

 

 

 

  • Conhecer e Definir seu Público-Alvo: Público-alvo são pessoas das quais as suas estratégias de Marketing devem ser direcionadas, ou sejas, são aqueles que irão consumir seu produto ou serviço. O seu Público-Alvo ou Nicho são pessoas que tem alguma característica em comum, seja nível de escolaridade, idade, Hobbies ou até mesmo profissão.

 

 

 

  • Dimensionar o mercado:  O processo de abertura de uma empresa é coberto de incertezas, por isso, conhecer o tamanho do mercado que está inserido, mensurar a capacidade de consumo e produção ou a capacidade financeira é importante. Entender se seu mercado está em declínio, estagnado ou favorável, diversas podem ser a forma de se classificar o mercado, mas o que importa é que a conjuntura do mercado irá definir o seu planejamento e suas possíveis oportunidades.

 

 

 

  • Analisar os fornecedores:  Conhecer os seus fornecedores ou seus possíveis fornecedores tem grande importância no seu planejamento do seu empreendimento. É necessário conhece-los para saber seu poder de barganha no momento da negociação, saber escolher de acordo com a necessidade da empresa e de acordo com a situação financeira da empresa.

 

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Por Letícia Maria

Gerente de Inteligência de Mercado

 

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