Identidade Organizacional: A importância de estruturar a sua empresa!

 

 

Identidade Organizacional

 

 

Identidade Organizacional entenda sua importância e os benefícios de se ter uma empresa bem estruturada.

 

Desde os primórdios da humanidade o homem busca ter sua própria identidade, pois é através dela que sabemos quem realmente somos, o que queremos e onde futuramente iremos chegar. Ter sua própria identidade é saber o conjunto de características que te faz único, e por incrível que pareça esse conceito não se aplica só as pessoas, mas também as empresas e assim surge a identidade organizacional.

 

 

 

O que é Identidade Organizacional?

 

 

Como já foi dito, identidade Organizacional é um conjunto de características únicas que cada empresa carrega, além do motivo dela existir e os objetivos que ela quer alcançar. Ali está o seu diferencial, a sua marca.

 

Ter uma ID bem estruturada em sua empresa é ter um norte, ou seja, um direcionamento. É dar um propósito a sua empresa e um motivo a sua existência.

 

A Identidade Organizacional é encontrada quando olhamos o Planejamento Estratégico de uma empresa. Lá encontramos sua estrutura, e através dela podemos montar suas estratégias.

 

Desta forma, a Identidade Organizacional é dividida em três pilares: a missão, visão e valores. E através deles podemos observar de forma mais especifica as características, anseios e desejos de uma empresa.

 

 

 

Componentes da Identidade Organizacional.

 

 

Missão

 

 

A missão de uma empresa é o motivo dela existir, é sua essência em forma de um objetivo central levando a empresa a uma unificação em prol de um propósito maior que diz o que a empresa oferece ao seu público e o que deseja alcançar com isso. Desta forma, em uma missão devemos observar o que a empresa faz, como faz, por que faz e para quem faz.

 

Para que a missão da empresa consiga passar o que lhe é proposto, alguns requisitos devem ser cumpridos, sendo eles:

 

1- Ser inspirador: Além do público e da sociedade em si, inspirar seus colaboradores é essencial para manter a empresa alinhada, motivada e trabalhando para cumprir o seu objetivo definido.

 

2- Alcançar todos os clientes: Os objetivos da empresa devem ser acessíveis ao público e de fácil compreenção para que entendam o que realmente a empresa é.

 

3- Ser aplicável diariamente: Como é um objetivo a empresa deve se empenhar em cumpri-lo todos os dias.

 

4- Ser de longa duração: A missão mostra o quanto a empresa está empenhada em cumprir com excelência o que faz, sendo assim é um objetivo constante na empresa e deve ser algo capaz de representar a empresa desde sua criação até longos anos atuando no mercado.

 

Como exemplo, podemos observar a missão da Multiconsultoria:

“Transformar nossos membros e realizar o sonho dos clientes, oferecendo serviços de excelência em consultoria empresarial, impactando os alunos da UFRRJ e a sociedade, potencializando, assim, o Movimento Empresa Júnior.”

 

 

Visão

 

 

A visão é onde a empresa almeja estar em um futuro próximo. É definida pelos seus objetivos a longo prazo, porém na maioria das vezes com um período determinado. Através de sua visão a empresa traça metas que irão ajudar a alcançá-la, ou seja, auxiliará a empresa a estabelecer metas que estejam de acordo com o lugar onde ela almeja estar, e dessa forma sua equipe trabalhará focada em um objetivo a ser alcançado.

 

Algumas perguntas devem ser respondidas quando nos tratamos da visão da empresa, são: o que a empresa quer se tornar? Aonde ela quer chegar? Como ela quer chegar?

 

Além disso há alguns requisitos básicos a serem seguidos:

 

1- Ser prática: responder as perguntas de uma forma rápida e objetiva para que fique bem claro a meta a ser seguida pela empresa.

 

2- Ser Inspiradora: Assim como a missão, a visão também ajuda a unificar a equipe de colaboradores e mantê-los motivados para a realização de um mesmo objetivo.

 

3- Ser desafiadora: A Visão tem um objetivo bem simples, tirar a empresa da zona de conforto. Sempre buscando melhorar, a empresa deve pensar em algo possível de ser realizado que trará desenvolvimento para ela.

 

4- Ser temporizável: Deve-se observar que a visão deve ter um tempo específico para ser realizada. Diferente da missão, é uma meta a ser alcaçada um pouco mais específica, e geralmente com um tempo de 3 a 4 anos.

 

Como exemplo, temos a visão da Multiconsultoria:

“Com crescimento responsável e por meio da capacitação dos colaboradores, realizar 75 projetos com 75% de NPS até 2020”

 

 

Missão X Visão

 

 

Quando tratamos da missão e da visão de uma empresa, é comum notar algumas semelhanças e então confundir um pouco os dois conceitos, porém há algumas caracteristicas capaz de diferenciá-las.

 

Ao falar da missão, estamos falando da razão da empresa existir, o motivo dela ser criada e como ela pretende chegar aos colaboradores, clientes e a sociedade como um todo. Já a respeito da  visão podemos dizer que é uma meta mais específica, diz sobre o que a empresa busca no futuro, suas metas e objetivos.

 

Algumas caracteríticas mais especificas e que ajudam a notas as diferenças são:

 

Missão:

  • Porque a empresa existe;
  • Não mutável;
  • A longo prazo.

Visão:

  • O que a empresa quer;
  • Mutável sempre que for alcançada;
  • Curto ou médio prazo.

 

 

Valores

 

 

Os valores são os princípios básicos que a organização carrega e o que ela preza acima de tudo. Podemos dizer que é a base moral da empresa, aquilo que ela acredita ser certo e segue, além de orientar a postura da equipe, pois é através deles que a empresa mostrará para o público a sua essência e aos seus colaboradores o que devem seguir e por em prática.

 

Podemos conectar os valores da empresa com o conceito de cultura organizacional, pois ela diz respeito aos valores compartilhados pelos colaboradores que fazem a empresa se destacar das demais. Os colaboradores são motivados a querer crescer e sempre melhorar, além de melhorar o ambiente de trabalho e manter a equipe unida.  Os valores da empresa são de suma importância para uma cultura organizacional forte na empresa, causando um maior impacto positivo em relação a liderança e sua equipe, evitando uma rotatividade de pessoas dentro da empresa.

 

Podemos tomar alguns valores da Multiconsultoria como exemplo, sendo eles: Bravura, Foco no Cliente, Orgulho de ser do MEj, Espírito Empreendedor, Busca por Desafios, Sentimento de Dono, 2+2>4 e Empatia.

 

 

Benefícios de se ter uma identidade organizacional.

 

 

Agora que foi explicado o que é uma identidade organizacional e pelo que ela é composta, surgem duas importantes questões: Quais são os benefícios? Como ela pode ajudar o meu empreendimento?

 

São diversos os benefícios de se ter uma identidade bem estruturada, alguns deles serão listados abaixo:

 

 

1- Diferencial da sua empresa.

 

O que faz a sua empresa se destacar de tantas outras no mercado? É aqui onde definimos o motivo de escolherem a sua empresa ao invés do concorrente.

 

Na Identidade Organizacional é possível observar as diferenças das empresas em um mesmo mercado. Caso duas empresas vendam biscoitos, apenas observando este fato, é difícil notar qual a diferença entre elas, entretanto ao ler sua missão, visão e valores, podemos observar quão diferente elas são, mesmo que inseridas no mesmo mercado.

 

 

2- Direcionar as estratégias.

 

Ao ter conhecimento do que sua empresa é, do que faz e onde quer chegar, falta a penas descobrir o como.

 

Com uma identidade organizacional bem estruturada, podemos enfim traçar estratégias para alcançar esses objetivos evitando perda de tempo em ações que não condizem com seus objetivos.

 

 

3- Colaboradores focados.

 

“O que devemos fazer?” essa pergunta enfim é respondida com a identidade organizacional.

 

Com ela os colaboradores podem saber quem são e onde devem chegar, estando assim, toda a equipe alinhada, motivada e trabalhando junta para um fim em comum.

 

 

4- Selecionar melhor sua equipe.

 

“Como devemos escolher?” outra pergunta que podemos responder.

 

Ao construir sua equipe de colabores é bem importante pensar se essa pessoa está alinhada às convicções de sua empresa, e com os valores bem definidos essa seleção se torna mais fácil. Além de colaboradores capacitados devemos almejar colaboradores que compartilham dos mesmos princípios que a empresa.

 

 

 

Ao definir e estruturar a sua empresa e seus objetivos, é possível enfim definir como chegar lá e então engajar a equipe para a realização do mesmo, e tudo isso é possível começando com uma Identidade Organizacional.

 

O início de uma grande jornada começa pelo conhecimento e conhecer a sua empresa é o pontapé inicial para grandes conquistas.

 

 

 

Por Beatriz Santos e Maria Moreira

Gerente de Inteligência de Mercado e Analista de Mídias Sociais.

 

Entre em Contato com os nossos Consultores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *