Como Elaborar um Plano de Negócios ?

 

  O Intuito desse artigo é lhe orientar para você criar um Plano de Negócios, desse modo estamos a disposição para lhe ajudar com o inicio de sua empresa, sinta-se a vontade para falar com um de nossos Consultores e boa Leitura. 

 

Fale Com um De Nossos Consultores

 

A seguir, listamos as principais etapas para a confecção do Plano de Negócios, assim como tudo que você precisa saber sobre cada uma.

 

 

   Para obter sucesso em diversas coisas em nossas vidas é necessário que planejemos com cuidado todos os nossos futuros passos, evitando assim possíveis problemas e riscos desnecessários, e com um empreendimento isso não é diferente. Através do Plano de Negócios, nós somos capazes de avaliar e definir se a ideia do negócio é viável ou não, além de definir as melhores estratégias, nichos de mercado, concorrentes, fornecedores e todas as outras informações que precisamos para atingir o sucesso.

 

 Etapas da Confecção de Um Plano de Negócios

 

  • Planejamento Estratégico

   O Planejamento Estratégico é a primeira e mais importante parte do Plano de Negócios, pois é nele que definiremos o norteamento da empresa, além de levantar todas as informações necessárias para saber aonde a empresa irá se inserir, como funcionará, quais serão e como ela chegará a suas metas e objetivos, etc.. Para isso, são utilizadas diversas ferramentas para a análise do mercado, como por exemplo, a Análise S.W.O.T (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da empresa) e o BSC (Balanced Scorecard), que dão dados essenciais para o andamento das estratégias.

 

  • Plano de Marketing

   Logo após temos o Plano de Marketing, onde são então levantadas as informações que ajudarão a empresa a entender o mercado que ela quer atuar: quais são seus clientes, suas preferências, o quanto estão dispostos a pagar e, principalmente, o que ela pode fazer para se diferenciar das demais e assim conquistar a sua parcela do mercado e fidelizar seus clientes. Com a posse dessas informações, é possível então direcionar as ações da empresa e garantir que ela saiba aonde atingir para obter sucesso.

 

  • Plano Operacional

   Uma vez traçadas as estratégias e aonde a empresa irá atuar, é chegado o momento de definir como as coisas funcionarão dentro da mesma. Para isso, nós temos o Plano Operacional. De maneira resumida, ele é o responsável por organizar a execução das tarefas dentro da empresa, ou seja, definir os cargos presentes e a hierarquia entre eles, a maneira que seus funcionários devem realizar suas tarefas ou gerir os recursos disponíveis, entre outros. Para o bom funcionamento de uma empresa, é de suma importância que as suas tarefas estejam bem organizadas e os seus processos bem mapeados.

 

  • Planejamento Financeiro

   Por fim chegamos então na última, mas não menos importante, parte do Plano de Negócios, o Planejamento Financeiro. Após toda a estruturação da empresa, é necessário criar uma maneira de estruturar todos os recursos financeiros, definindo então os gastos e despesas que serão precisos para garantir o bom funcionamento do seu negócio. Através desse planejamento, é possível promover o controle do Fluxo de Caixa assim como o Estoque de maneira eficaz, evitando possíveis problemas. Além disso, ele também oferece projeções em três cenários diferentes (Pessimista, Realista e Otimista) sobre como a empresa poderá se portar frente a inconsistência do mercado.

 

   Logo, podemos ver que, apesar de essencial, criar um Plano de Negócios não é nada fácil e requer muito tempo, perseverança, criatividade e vontade. Contudo, não deixe que isso te desanime em realizar seu sonho, pois com a ajuda da Multiconsultoria você pode tornar seu sonho realidade. Com mais de 20 anos de existência e vários projetos já realizados, ajudamos o micro e pequeno empresário a criar um Plano de Negócios de qualidade, que garante a sua sustentabilidade financeira e uma boa gestão. Peça já o seu e atinja o sucesso!

 

 

Solicite Seu Orçamento!

 

Leornado Lessa, Consultor de Projetos 2017

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+

Uma resposta para “Como Elaborar um Plano de Negócios ?”

  1. Renato disse:

    gostaria de saber mais sobre o plano de negocios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *