O que é Blockchain e como os novos negócios da indústria 4.0 estão surgindo?

O Blockchain é uma cadeia de blocos descentralizada que ficou conhecida por ser o sistema que faz o Bitcoin funcionar. Embora aparentemente pareça ser complexo, o Blockchain é muito importante, pois faz parte de umas das principais tecnologias da indústria 4.0 e pode impactar em todo o mercado e até em pequenos negócios.

 

Sabemos como empresas com o Uber e Netflix impactaram o mercado de transporte e entretenimento, respectivamente. Se você não esteve atento a essas mudanças e abriu uma locadora ou virou taxista, certamente deve estar enfrentando problemas hoje em dia.

 

Venho aqui lhe chamar a atenção para o que acreditam ser a invenção mais importante do que a própria internet. Embora distante do público leigo, o Blockchain pode não só ser uma inovação de algumas startups como pode fazer extinguir todas empresas do setor.

 

Blockchain

 

O Blockchain é uma cadeia que visa tornar dados descentralizados, ou seja, os dados não possuem dono, eles estão em uma rede totalmente segura, onde diversas pessoas validam as informações daqueles dados e são recompensadas. O que vale chamar a atenção aqui é que podemos realizar processos sem um agente centralizador e isso é inovador, abre portas.

 

Exemplo prático:

 

O Bitcoin, moeda digital que ganhou muita popularidade por sua alta valorização, é só um dos meios de sua aplicação. Antes era preciso de uma banco para dizer que o dinheiro fosse transferido da pessoa A para a pessoa B, pois alguém precisava dizer que aqueles dígitos na sua conta não foram duplicados ou eram falsos. Assim o Blockchain, um banco de dado público e inviolável se tornou uma forma de certificar que isso acontecesse sem alguém está te cobrando altas taxas para esse serviço.

 

 

 

Como podemos fazer novos modelos de negócios com Blockchain?

 

Assim como a descentralização dos Bancos, esse modelo está sendo replicado em diversos outros meios. Sendo bem explicativo, imagine: e se ninguém pudesse censurar seu conteúdo? Ou cobrar por uma certificação de um dado? O Blockchain permite isso, abrindo possibilidades para cartórios descentralizados, que você paga menos de R$ 0,60 para registrar a posse de algum bem.

 

Com essa descentralização, foi criado os Daap’s, aplicativos descentralizados. Hoje em dia, o Youtube, Facebook, Whatsaap, e o Spotify, por exemplo, podem não exibir seu conteúdo se assim lhe for conveniente, ou deixar seus dados de forma vulnerável para hackers roubarem suas senhas e acessarem suas conversas.  Imagine se isso não fosse possível!

 

Com o Blockchain, podemos armazenar qualquer tipo de dado de forma descentralizada, “programa na nuvem” seu próprio sistema que se torna inviolável.

 

Quer uma aplicação fantástica para isso?

 

O Status, é um aplicativo descentralizado de mensagem que você pode enviar dinheiro (cryptomoedas) em suas conversas. Desse modo, seu dinheiro é protegido pelo Blockchain e suas conversas se tornam privadas, uma vez que o Dapp criptografa toda sua conversa. Isso impede que o governo bloqueie o aplicativo, porque ele não tem um emissor central, é uma dado público, além de tornar prático o envio de dinheiro em menos de 1 minuto para qualquer lugar do mundo, apenas num chat.

 

 

Como funcionam os Dapp’s e porque pode ser o fim das empresas?

 

Toda informação pode ser armazenada e operada livremente dentro de um Blockchain, ou seja, não tem ninguém por trás na maioria das vezes obtendo lucro. Isso abre possibilidade para a chamada economia do grátis, ou reduz o preço absurdamente dos serviços.

 

Quando um Dapp é montado dentro de um Blockchain, é necessário emitir um token, ou seja, uma moeda correspondente aquele sistema. Desse modo se programa Daap para funcionar com aquela moeda, seja ela recompensando seus usuários ou sendo utilizada para pagar serviços a baixo custo.  Ao criar esse sistema, os programadores vendem essas moedas, obtendo a troca de moedas digitais, criada por eles, por moedas estatais, como dólar ou real. Assim, os programadores são recompensados pelos investidores que possuem o seu token e o sistema roda livremente.

 

Agora, imagine se isso se populariza? Como o Facebook, Whatsaap, Uber, Spotify, e até a própria internet vai lidar com o grátis?

 

 

Por último, listo uma série de sistemas fantásticos que podem substituir os atuais:

 

 

Existem muito mais possibilidades de descentralização. Você deve ficar atentos aos riscos do mercado e inovar com o blockchain. Em ambos casos, conte com a Multiconsultoria para gerir esta mudança, somos especialistas em gestão de negócios e estamos prontos para lhe ajudar em sua nova empreitada!

 

 

Escrito por Wellington Moura

Presidente da Multiconsultoria em 2017 e Conselheiro Consultivo 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *