Funil de vendas – O que é?

Funil de vendas

Funil de vendas é um processo com o objetivo de levar o seu cliente a partir do momento em que ele busca uma informação até o momento da compra do seu produto ou serviço.

Funil de Vendas

 

A ideia que originou o Funil de vendas é que nem todos os clientes estão aptos a comprar seu produto ou serviço. Logo o funil de vendas irá acompanhar o cliente de modo estratégico até ele concluir sua compra, assim durante o processo qualificando cada vez mais, para que não haja dúvidas na hora de sua decisão.

 

O Funil de vendas, também conhecido como pipeline, se divide em três partes, no qual o cliente passará até a compra.

 

O Funil se caracteriza pelo número diferente de pessoas que se encontram nas etapas, pois nem todos “prospects”( Prospect é um possível cliente) irá até o final do funil e sairão dele.

 

As três etapas do funil de Vendas são:

 

• Topo de Funil

Meio de Funil

Fundo de Funil

Funil de vendas
Topo de funil:

 

Essa é a parte mais larga do funil. Aqui o Prospect ainda não sabe do seu problema e o objetivo do vendedor é mostrar para o seu cliente que ele tem um problema.

Funil de vendas

Muito comum trabalharmos no topo de funil com o blog, dando dicas ou sugestões, e nas mesmas dicas ou sugestões, iremos mostrar para o cliente que ele tem um problema a ser resolvido.
Quando o mesmo tiver ciência desse problema, irá buscar soluções viáveis para resolve-lo, e aí que entramos com a próxima etapa do funil de vendas.

 

Meio de funil:

 

No meio de funil o prospect já tem ciência que tem um problema, porém ele não sabe como resolve-lo. É onde entramos com a solução ideal para resolver esse problema, pois explicamos maneiras eficiente para sanar seu problema.
Muito comum no meio de funil trabalharmos com e-mail marketing , que é uma maneira de construir um relacionamento com cliente via e-mail. Essa é a parte que podemos enviar um ebook para o cliente, com o objetivo de qualifica-lo e leva-lo para a próxima etapa do funil que é o fundo de funil.

 

Fundo de funil:

 

Agora que o cliente já reconheceu que tem um problema e sabe a solução para resolve-lo. Precisamos orienta-lo afim de comprar, é só nessa parte que falamos o que vendemos. Nesse momento é muito trabalhado descontos ou teste grátis com objetivo de concluímos a venda.

 

Logo um funil de vendas bem elaborado, podemos trabalhar  para construir um relacionamento que possa converter em venda do seu produto ou serviço,  aumentando seu número de cliente e reduzindo custos desnecessário com prospects que não tem a intenção de comprar.

 

Peça já seu orçamento

 

Wellington Moura

Presidente – 2017
Funil de vendas

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