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Saiba quais benefícios a Pesquisa de Mercado pode trazer para sua empresa.
A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta do marketing que consiste no levantamento e análise de dados que permitem ao empreendedor ter conhecimento de como seu negócio é visto por clientes e como estão seus concorrentes.
Para quem está iniciando um negócio, pretende inovar seus produtos ou serviços ou planeja realizar mudanças estratégicas, a Pesquisa de Mercado torna-se grande aliada ao trazer respostas as incertezas motivadas por essas mudanças.
Dentre todos os objetivos que podem permear uma pesquisa de mercado, dois merecem destaque:
Frente a tomada de qualquer decisão é natural que surjam inseguranças, pois não se sabe as consequências que tal decisão poderá causar. A Pesquisa de Mercado vem em auxílio a essa imprevisibilidade das consequências justamente por permitir uma consulta prévia a situação, e logicamente mostrar um resultado que poderá ser favorável ou desfavorável a situação proposta. Dessa forma, é possível economizar tempo e recursos com algo que poderia trazer resultados ruins ao negócio.
A partir da visão abrangente que uma Pesquisa de Mercado pode dar, seja em relação aos seus concorrentes ou até mesmo sobre seu negócio, é possível identificar oportunidades para melhoria de seus produtos ou serviços, perceber espaço no mercado para mudanças em seu portfólio conhecer a fraqueza de seus concorrentes e também conhecer seus próprios pontos a serem melhorados. Assim, o empresário tem uma percepção melhor da situação de sua empresa e do cenário que está em volta dela, o que pode mostrar qual deverá ser o próximo passo a ser dado.
Conhecer as expectativas do cliente é fundamental para qualquer negócio, pois aumentam as chances de satisfazê-lo e, consequentemente, fidelizá-lo. A Pesquisa de Mercado permite coletar diretamente a opinião de seus clientes sobre os produtos ou serviços oferecidos e o que ele espera de seu negócio. Isso dá ao gestor a capacidade de adequar o negócio ao seu cliente, fazendo com que ele sempre volte.
Quando se pretende lançar uma nova linha de produtos ou um tipo diferente de serviço é importante saber se eles agradarão seu público alvo, se as pessoas estarão dispostas a consumi-lo. Do mesmo modo, quando se deseja abrir um negócio é necessário saber se as pessoas se sentirão atraídas pela proposta dele e se ele terá uma boa aceitação naquela região.
A partir dos dados obtidos na Pesquisa se Mercado, o gestor pode conhecer quais estratégias seu concorrente está seguindo para obter sucesso em seus resultados, o que permite uma reação por parte dele. Além do mais, é importante conhecer o ambiente externo a empresa e estar sensível as possíveis mudanças do mercado.
Dessa forma, vale ressaltar que o empreendedor que conta com o auxílio dos resultados de uma Pesquisa de Mercado sai na frente em relação a seus concorrentes e pode ver seus objetivos serem alcançados mais rapidamente. Sendo o cliente o stakeholder mais importante de um negócio, quem conhecer seus gostos terá um tesouro. Faça da Pesquisa de Mercado o seu mapa! Conte com a Multiconsultoria para te auxiliar nesse processo.
Rafaelle Ramos
Gerente de Projetos – 2018
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