Homem segurando um jornal

Nosso Blog

Aqui, você encontra todos os nossos conteúdos que postamos com frequência acerca do mundo dos negócios e do ramo da consultoria. Role para abaixo e aproveite nossos artigos!

Você sabe o que é Pesquisa de Mercado? E seus benefícios

Saiba quais benefícios a Pesquisa de Mercado pode trazer para sua empresa.

 

Você sabe o que é uma Pesquisa de Mercado?

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta do marketing que consiste no levantamento e análise de dados que permitem ao empreendedor ter conhecimento de como seu negócio é visto por clientes e como estão seus concorrentes.

Para quem está iniciando um negócio, pretende inovar seus produtos ou serviços ou planeja realizar mudanças estratégicas, a Pesquisa de Mercado torna-se grande aliada  ao trazer respostas as incertezas motivadas por essas mudanças.

Objetivos principais

Dentre todos os objetivos que podem permear uma pesquisa de mercado, dois merecem destaque:

Auxiliar a tomada de decisão

Frente a tomada de qualquer decisão é natural que surjam inseguranças, pois não se sabe as consequências que tal decisão poderá causar. A Pesquisa de Mercado vem em auxílio a essa imprevisibilidade das consequências justamente por permitir uma consulta prévia a situação, e logicamente mostrar um resultado que poderá ser favorável ou desfavorável a situação proposta. Dessa forma, é possível economizar tempo e recursos com algo que poderia trazer resultados ruins ao negócio.

 

Identificar problemas ou oportunidades para melhoria

 

A partir da visão abrangente que uma Pesquisa de Mercado pode dar, seja em relação aos seus concorrentes ou até  mesmo sobre seu negócio, é possível identificar oportunidades para melhoria de seus produtos ou serviços, perceber espaço no mercado para mudanças em seu portfólio conhecer a fraqueza de seus concorrentes e também conhecer seus próprios pontos a serem melhorados. Assim, o empresário tem uma percepção melhor da situação de sua empresa e do cenário que está em volta dela, o que pode mostrar qual deverá ser o próximo passo a ser dado.

 

Conheça seus benefícios

Conhecer o perfil e os gostos de seus clientes

 

Conhecer as expectativas do cliente é fundamental para qualquer negócio, pois aumentam as chances de satisfazê-lo e, consequentemente, fidelizá-lo. A Pesquisa de Mercado permite coletar diretamente a  opinião de seus clientes sobre os produtos ou serviços oferecidos e o que ele espera de seu negócio. Isso dá ao gestor a capacidade de adequar o negócio ao seu cliente, fazendo  com que ele sempre volte.

Diminuir incertezas e riscos

Quando se pretende lançar uma nova linha de produtos ou um tipo diferente de serviço é importante saber se eles agradarão seu público alvo, se as pessoas estarão dispostas a consumi-lo. Do mesmo modo, quando se deseja abrir  um negócio é necessário saber se as pessoas se sentirão atraídas pela proposta dele e  se ele terá uma boa aceitação naquela região.

Conhecer o mercado no qual a empresa está inserida

A partir dos dados obtidos na Pesquisa se Mercado, o gestor pode conhecer quais estratégias seu concorrente está  seguindo para obter sucesso em seus resultados, o que permite uma reação por parte dele. Além do mais, é importante conhecer o ambiente externo a empresa e estar  sensível as possíveis mudanças do mercado. 

Dessa forma, vale ressaltar que o empreendedor que conta com o auxílio dos resultados de uma Pesquisa de Mercado sai na frente em relação a seus concorrentes e pode ver seus objetivos serem alcançados mais rapidamente. Sendo o cliente o stakeholder mais importante de um negócio, quem conhecer seus gostos terá um tesouro. Faça da  Pesquisa de Mercado o seu mapa! Conte com a Multiconsultoria para te auxiliar nesse processo.


Rafaelle Ramos

Gerente de Projetos – 2018


Outros posts recentes

Marque um diagnóstico gratuito para impulsionar seu negócio!

Nossas soluções

Plano de Negócios

Planejamento Estratégico

Plano de Marketing

Plano Operacional

Planejamento Financeiro

Valuation

Pesquisa de Mercado

Análise de Mercado

multiconsultoria branca vetorizada

Em 1997, com o objetivo de desenvolver a sociedade e completar a formação acadêmica dos universitários da UFRRJ, uma equipe de professores e alunos construíram uma empresa júnior na Rural, a Multiconsultoria.

Ao longo destes anos, realizamos mais de 120 sonhos, de clientes que queriam abrir sua própria empresa ou que precisavam de auxílio em seu empreendimento.

Informações para contato

Rodovia BR 465/Km 47 – Seropédica – UFRRJ – ICHS – RJ – Brasil

faleconosco@multiconsultoria.org.br
marketing@multiconsultoria.org.br

(21) 97474-0597

Multiconsultoria © 1997 – 2020

Desenvolvido por Hidros Consultoria