Homem segurando um jornal

Nosso Blog

Aqui, você encontra todos os nossos conteúdos que postamos com frequência acerca do mundo dos negócios e do ramo da consultoria. Role para abaixo e aproveite nossos artigos!

Buyer Persona: Como um cliente ideal pode ajudar sua empresa!

 

Entender melhor o seu público é o primeiro passo para acompanhar as mudanças que o cercam e assim poder atender suas expectativas e responder a sua demanda. E aqui entra o Buyer Persona.

Buyer Persona, O que é?

Buyer Persona é um cliente semi-fictício criado a partir de pesquisas com o intuito de melhorar seu relacionamento com o cliente. Entendendo mais a fundo do que se trata essa ferramenta podemos compreender como ela tem ajudado diversas organizações.

Um exemplo de Persona seria:

“Marcela tem 26 anos, solteira e está cursando sua segunda graduação em publicidade. Marcela é uma mulher criativa e tem como companhia seu gato que se chama Félix, nos seus tempos vagos ela gosta de assistir filmes de comédia e acampar.”

Através dessa análise e descrição podemos enfim pensar neste como um comprador ideal, e trazer para a empresa um olhar mais empático em relação ao cliente.

Buyer Persona: Como um cliente ideal pode ajudar sua empresa.

O mundo está em constante mudança e com isso todas as nossas percepções sobre ele e relações que nos cercam tem evoluído também. Isso engloba todos os ramos das nossas vidas e não poderia ser diferente quando nos tratamos das empresas.

Na era atual nós como clientes tendemos a dar prioridade a novos meios de propagação, enfatizamos a qualidade e conteúdo do que nos é entregue e avaliamos os desempenhos vistos, sendo assim as empresas precisam constantemente focar nos desejos de seu público para melhor atendê-los, mas com isso surge uma grande questão: Como é esse consumidor? Como eu posso alcançar os seus gostos e fazer com que ele se sinta acolhido se eu não o conheço? E é assim que entra a Persona, ou cliente ideal como podemos assim dizer.

 Um cliente ideal seria a pessoa que realmente compraria os seus produtos. Desta maneira quando o entendemos é absolutamente mais fácil direcionar todas nossas campanhas, produtos e serviços para atingi-los e mostrá-los que estamos aqui para atender a sua demanda. E assim é possível economizar tempo e recursos que seriam gastos caso não soubéssemos especificamente qual o comportamento desse consumidor.

Público alvo X Buyer Persona.

Quando definimos nossa segmentação de mercado, logo em seguida definir o público alvo é a parte essencial. “Para quem eu estou criando este produto ou serviço?” Essa é a pergunta que queremos responder. Porém será que apenas a definição de um público alvo é suficiente?

Primeiramente definimos o que é um público alvo:

Público alvo trata-se de um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante e por isso devem ser o foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, uma vez que estão mais dispostos a adquirir os produtos ou serviços que ela oferece.”

Note que quando falamos de público alvo utilizamos a terminologia “grupo específico”, o que o torna um pouco genérico quanto às informações que pode nos oferecer. Como por exemplo:

Mulheres de 25 a 35 anos, com renda mensal entre 1 e 3 salários mínimos, ensino médio completo e com disponibilidade para lazer aos fins de semana.

Logo podemos notar a grande diferença entre Público Alvo e a Persona. Ela possibilita uma análise bem mais específica onde podemos definir características mais exatas e específicas como hobbies, se tem uma graduação, e caso sim, qual, se tem filhos e quantos, seus gostos quanto à música e conteúdo das mídias, redes sociais mais visitadas e assim por diante.

É desenvolver um personagem em que a sua empresa possa criar e focar suas estratégias para melhor atender essa personalidade.  

Por que preciso ter uma Persona?

Uma Persona ajuda a estreitar esse relacionamento entre cliente e empreendimento fazendo com que seja possível entender quem procura a empresa e quem ela realmente busca atender.

Desse modo podemos observar 3 motivos se ter uma Persona no seu negócio:

1- Você conhece o seu cliente;

Como foi citado muitas vezes ao longo do artigo, conhecer o seu cliente é de extrema importância para melhor atendê-lo, o Buyer Persona possibilita que isso ocorra de maneira eficaz.

2- É mais fácil definir estratégias de marketing;

Quando temos a quem perguntar, sempre fica mais fácil.  Dessa forma podemos pensar: isso seria relevante para a minha Persona? Minha Persona utiliza esses meios de busca de informação? Caso a resposta seja sim, há uma maior possibilidade de sua empresa estar no caminho certo para atingir os seus clientes.

3- Com isso, mantenha o bom relacionamento.

Humanizar a forma que você vê o seu cliente possIbilita a empatia, ou seja, você irá tratá-lo como uma pessoa e não apenas como dados coletados em uma análise.

A empatia é um excelente passo para construir esse bom relacionamento.

Fazer estratégias de Marketing bem direcionadas e mais personalizadas ao cliente ideal evita o desperdício de tempo e dinheiro com propagandas e conteúdos que não irão atingir o público desejado.  E ao colocar em prática o Buyer Persona vimos que podemos impedir erros ao conquistar e fidelizar os clientes.

 

Por Beatriz Santos e Maria Moreira

Gerente de Inteligência de Mercado e Analista de Mídias Sociais.

 

Outros posts recentes

Marque um diagnóstico gratuito para impulsionar seu negócio!

Nossas soluções

Plano de Negócios

Planejamento Estratégico

Plano de Marketing

Plano Operacional

Planejamento Financeiro

Valuation

Pesquisa de Mercado

Análise de Mercado

multiconsultoria branca vetorizada

Em 1997, com o objetivo de desenvolver a sociedade e completar a formação acadêmica dos universitários da UFRRJ, uma equipe de professores e alunos construíram uma empresa júnior na Rural, a Multiconsultoria.

Ao longo destes anos, realizamos mais de 120 sonhos, de clientes que queriam abrir sua própria empresa ou que precisavam de auxílio em seu empreendimento.

Informações para contato

Rodovia BR 465/Km 47 – Seropédica – UFRRJ – ICHS – RJ – Brasil

faleconosco@multiconsultoria.org.br
marketing@multiconsultoria.org.br

(21) 97004-8354

Multiconsultoria © 1997 – 2020

Desenvolvido por Hidros Consultoria