Homem segurando um jornal

Nosso Blog

Aqui, você encontra todos os nossos conteúdos que postamos com frequência acerca do mundo dos negócios e do ramo da consultoria. Role para abaixo e aproveite nossos artigos!

Identidade Organizacional: A importância de estruturar a sua empresa!


Identidade Organizacional

Identidade Organizacional entenda sua importância e os benefícios de se ter uma empresa bem estruturada.

Desde os primórdios da humanidade o homem busca ter sua própria identidade, pois é através dela que sabemos quem realmente somos, o que queremos e onde futuramente iremos chegar. Ter sua própria identidade é saber o conjunto de características que te faz único, e por incrível que pareça esse conceito não se aplica só as pessoas, mas também as empresas e assim surge a identidade organizacional.



O que é Identidade Organizacional?

Como já foi dito, identidade Organizacional é um conjunto de características únicas que cada empresa carrega, além do motivo dela existir e os objetivos que ela quer alcançar. Ali está o seu diferencial, a sua marca.

Ter uma ID bem estruturada em sua empresa é ter um norte, ou seja, um direcionamento. É dar um propósito a sua empresa e um motivo a sua existência.

A Identidade Organizacional é encontrada quando olhamos o Planejamento Estratégico de uma empresa. Lá encontramos sua estrutura, e através dela podemos montar suas estratégias.

Desta forma, a Identidade Organizacional é dividida em três pilares: a missão, visão e valores. E através deles podemos observar de forma mais especifica as características, anseios e desejos de uma empresa.

 

Componentes da Identidade Organizacional.

Missão

A missão de uma empresa é o motivo dela existir, é sua essência em forma de um objetivo central levando a empresa a uma unificação em prol de um propósito maior que diz o que a empresa oferece ao seu público e o que deseja alcançar com isso. Desta forma, em uma missão devemos observar o que a empresa faz, como faz, por que faz e para quem faz.

Para que a missão da empresa consiga passar o que lhe é proposto, alguns requisitos devem ser cumpridos, sendo eles:

1- Ser inspirador: Além do público e da sociedade em si, inspirar seus colaboradores é essencial para manter a empresa alinhada, motivada e trabalhando para cumprir o seu objetivo definido.

2- Alcançar todos os clientes: Os objetivos da empresa devem ser acessíveis ao público e de fácil compreenção para que entendam o que realmente a empresa é.

3- Ser aplicável diariamente: Como é um objetivo a empresa deve se empenhar em cumpri-lo todos os dias.

4- Ser de longa duração: A missão mostra o quanto a empresa está empenhada em cumprir com excelência o que faz, sendo assim é um objetivo constante na empresa e deve ser algo capaz de representar a empresa desde sua criação até longos anos atuando no mercado.

Como exemplo, podemos observar a missão da Multiconsultoria:

“Transformar nossos membros e realizar o sonho dos clientes, oferecendo serviços de excelência em consultoria empresarial, impactando os alunos da UFRRJ e a sociedade, potencializando, assim, o Movimento Empresa Júnior.”

 

Visão

A visão é onde a empresa almeja estar em um futuro próximo. É definida pelos seus objetivos a longo prazo, porém na maioria das vezes com um período determinado. Através de sua visão a empresa traça metas que irão ajudar a alcançá-la, ou seja, auxiliará a empresa a estabelecer metas que estejam de acordo com o lugar onde ela almeja estar, e dessa forma sua equipe trabalhará focada em um objetivo a ser alcançado.

Algumas perguntas devem ser respondidas quando nos tratamos da visão da empresa, são: o que a empresa quer se tornar? Aonde ela quer chegar? Como ela quer chegar?

Além disso há alguns requisitos básicos a serem seguidos:

1- Ser prática: responder as perguntas de uma forma rápida e objetiva para que fique bem claro a meta a ser seguida pela empresa.

2- Ser Inspiradora: Assim como a missão, a visão também ajuda a unificar a equipe de colaboradores e mantê-los motivados para a realização de um mesmo objetivo.

3- Ser desafiadora: A Visão tem um objetivo bem simples, tirar a empresa da zona de conforto. Sempre buscando melhorar, a empresa deve pensar em algo possível de ser realizado que trará desenvolvimento para ela.

4- Ser temporizável: Deve-se observar que a visão deve ter um tempo específico para ser realizada. Diferente da missão, é uma meta a ser alcaçada um pouco mais específica, e geralmente com um tempo de 3 a 4 anos.

Como exemplo, temos a visão da Multiconsultoria:

“Com crescimento responsável e por meio da capacitação dos colaboradores, realizar 75 projetos com 75% de NPS até 2020”

Missão X Visão

Quando tratamos da missão e da visão de uma empresa, é comum notar algumas semelhanças e então confundir um pouco os dois conceitos, porém há algumas caracteristicas capaz de diferenciá-las.

Ao falar da missão, estamos falando da razão da empresa existir, o motivo dela ser criada e como ela pretende chegar aos colaboradores, clientes e a sociedade como um todo. Já a respeito da  visão podemos dizer que é uma meta mais específica, diz sobre o que a empresa busca no futuro, suas metas e objetivos.

Algumas caracteríticas mais especificas e que ajudam a notas as diferenças são:

Missão:

  • Porque a empresa existe;
  • Não mutável;
  • A longo prazo.

Visão:

  • O que a empresa quer;
  • Mutável sempre que for alcançada;
  • Curto ou médio prazo.

Valores

Os valores são os princípios básicos que a organização carrega e o que ela preza acima de tudo. Podemos dizer que é a base moral da empresa, aquilo que ela acredita ser certo e segue, além de orientar a postura da equipe, pois é através deles que a empresa mostrará para o público a sua essência e aos seus colaboradores o que devem seguir e por em prática.

Podemos conectar os valores da empresa com o conceito de cultura organizacional, pois ela diz respeito aos valores compartilhados pelos colaboradores que fazem a empresa se destacar das demais. Os colaboradores são motivados a querer crescer e sempre melhorar, além de melhorar o ambiente de trabalho e manter a equipe unida.  Os valores da empresa são de suma importância para uma cultura organizacional forte na empresa, causando um maior impacto positivo em relação a liderança e sua equipe, evitando uma rotatividade de pessoas dentro da empresa.

Podemos tomar alguns valores da Multiconsultoria como exemplo, sendo eles: Bravura, Foco no Cliente, Orgulho de ser do MEj, Espírito Empreendedor, Busca por Desafios, Sentimento de Dono, 2+2>4 e Empatia.

Benefícios de se ter uma identidade organizacional.

Agora que foi explicado o que é uma identidade organizacional e pelo que ela é composta, surgem duas importantes questões: Quais são os benefícios? Como ela pode ajudar o meu empreendimento?

São diversos os benefícios de se ter uma identidade bem estruturada, alguns deles serão listados abaixo:

1- Diferencial da sua empresa.

O que faz a sua empresa se destacar de tantas outras no mercado? É aqui onde definimos o motivo de escolherem a sua empresa ao invés do concorrente.

Na Identidade Organizacional é possível observar as diferenças das empresas em um mesmo mercado. Caso duas empresas vendam biscoitos, apenas observando este fato, é difícil notar qual a diferença entre elas, entretanto ao ler sua missão, visão e valores, podemos observar quão diferente elas são, mesmo que inseridas no mesmo mercado.

2- Direcionar as estratégias.

Ao ter conhecimento do que sua empresa é, do que faz e onde quer chegar, falta a penas descobrir o como.

Com uma identidade organizacional bem estruturada, podemos enfim traçar estratégias para alcançar esses objetivos evitando perda de tempo em ações que não condizem com seus objetivos.

3- Colaboradores focados.

“O que devemos fazer?” essa pergunta enfim é respondida com a identidade organizacional.

Com ela os colaboradores podem saber quem são e onde devem chegar, estando assim, toda a equipe alinhada, motivada e trabalhando junta para um fim em comum.

4- Selecionar melhor sua equipe.

“Como devemos escolher?” outra pergunta que podemos responder.

Ao construir sua equipe de colabores é bem importante pensar se essa pessoa está alinhada às convicções de sua empresa, e com os valores bem definidos essa seleção se torna mais fácil. Além de colaboradores capacitados devemos almejar colaboradores que compartilham dos mesmos princípios que a empresa.

Ao definir e estruturar a sua empresa e seus objetivos, é possível enfim definir como chegar lá e então engajar a equipe para a realização do mesmo, e tudo isso é possível começando com uma Identidade Organizacional.

O início de uma grande jornada começa pelo conhecimento e conhecer a sua empresa é o pontapé inicial para grandes conquistas.

 

Por Beatriz Santos e Maria Moreira

Gerente de Inteligência de Mercado e Analista de Mídias Sociais.

Outros posts recentes

Marque um diagnóstico gratuito para impulsionar seu negócio!

Nossas soluções

Plano de Negócios

Planejamento Estratégico

Plano de Marketing

Plano Operacional

Planejamento Financeiro

Valuation

Pesquisa de Mercado

Análise de Mercado

multiconsultoria branca vetorizada

Em 1997, com o objetivo de desenvolver a sociedade e completar a formação acadêmica dos universitários da UFRRJ, uma equipe de professores e alunos construíram uma empresa júnior na Rural, a Multiconsultoria.

Ao longo destes anos, realizamos mais de 120 sonhos, de clientes que queriam abrir sua própria empresa ou que precisavam de auxílio em seu empreendimento.

Informações para contato

Rodovia BR 465/Km 47 – Seropédica – UFRRJ – ICHS – RJ – Brasil

faleconosco@multiconsultoria.org.br
marketing@multiconsultoria.org.br

(21) 97004-8354

Multiconsultoria © 1997 – 2020

Desenvolvido por Hidros Consultoria