Tempo de Atendimento: 3 dicas para melhorar

 

 

atendimento

Você já teve alguma reclamação do tempo de atendimento ao cliente? Ou problema na execução de diversas tarefas na organização pela falta de tempo? Já ouvi reclamações da necessidade de melhorar ?

 

O tempo é finito. Temos poucas horas para pôr em prática todas as tarefas que nos propormos a cumprir. Além dos funcionários e fornecedores, diversos fatores podem prejudicar a entrega do seu produto ou serviço para seus clientes.

 

Tendo em vista todos esses problemas separamos 3 dicas fundamentais para você otimizar seu tempo de atendimento com o cliente.

 

1 – Descubra como você realiza seu tempo de atendimento.

 

O Primeiro passo para otimizar seus processos, é entende-lo. Cronometrar o tempo que seus funcionários utilizam para atender seu cliente é fundamental para redesenharmos o processo, assim poderemos melhorar a qualidade do atendimento.

 

2 – Mapeie seus processos.

 

Seu tempo de atendimento pode estar sendo prejudicado por algum procedimento inadequado. É necessário mapear todas as etapas da tarefa a ser executado e um estudo aprofundado de como otimiza-la, levando em consideração o tempo de execução de cada uma e os responsáveis a executar isso. Para mapear todos esses processos existem diversas ferramentas, gratuitas e pagas. Entre as mais famosas o Visio e o Bizagi.

 

3 – Implemente Empowerment

 

Um problema simples pode ser resolvido em minutos, porém com uma centralização de poder criam-se procedimentos desnecessários. Por isso use Empowerment. Empowerment significa “descentralização de poder”, ou seja, dá maior autonomia para que os funcionários resolvam problemas simples. Você provavelmente já percebeu, dentro de um restaurante quando um cliente tem um problema o garçom sempre recorre ao gerente, não é? Isso ocorre por que o poder está todo centralizado na mão do gerente. Isso seria facilmente resolvido com uso de Empowerment.

 

Então, podemos ver a importância de um mapeamento de processos adequado, entendendo o tempo e as tarefas de um processo, afim de otimiza-lo, para que sejam excluídas tarefas desnecessárias e pessoas envolvidas no processo de atendimento ao cliente.

 

Peça já seu Mapeamento de Processo

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Wellington Moura

Gerente de Inteligência de Mercado – 2016

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